BNDigital

Mapa Albernaz

< Voltar para Exposições virtuais

Mapa Albernaz

Uma herança da Real Biblioteca, o Atlas do Brasil é um tesouro cartográfico do século XVII, e o mapa Província do Brasil desvela a ampliação progressiva do conhecimento geográfico e cartográfico da proibida América portuguesa. Seu autor, João Teixeira Albernaz II, era o herdeiro de uma família de cartógrafos, cujas atividades em mapear o Império colonial português remontam à União Ibérica de 1580 a 1640.

Com a chegada da Corte portuguesa, o território fechado será aberto aos artistas viajantes e naturalistas estrangeiros. O Império da Áustria realizaria a sua primeira travessia atlântica com as fragatas Áustria e Augusta em 1817, aproveitando a vinda da Princesa Leopoldina, uma naturalista amadora, para o Rio de Janeiro. A flotilha trazia a primeira grande expedição científica europeia para estudar o Brasil. Dela faziam parte o jovem pintor Thomas Ender, Johann Emanuel Pohl, geólogo, Johann Christian Mikan, botânico, Johann Natterer (1787-1843), zoólogo, Johann Natterer, entomologista, e os bávaros Carl Friedrich Philipp von Martius e Johann Baptist von Spix, entre outros.

Os resultados dessa desta Missão Científica foram reunidos no Museu Brasileiro, primeiro centro de estudos dedicado exclusivamente à América portuguesa, que funcionou nos salões do Palácio dos Condes de Harrach, em Viena, até 1837.