BNDigital

José Bonifácio: Roteiro Histórico-Sentimental

< Voltar para Dossiês

José Bonifácio, um homem plural



Legenda: José Bonifácio e os desafios de se pensar o Brasil.

A vida de José Bonifácio é iniciada na Vila do Porto de Santos – 13 de junho 1763 a 6 de abril de 1838 –, se finda em Niterói. A simples relação de trajetória de vida é impressionante: desde os tempos de estudante, em São Paulo, até o final de sua existência de 74 anos.

José Bonifácio fez de tudo: dotado de curiosidade incansável, foi viajante na Europa, Portugal, França, Friburgo, Saxônia (Alemanha), Suécia, Noruega, Dinamarca, Espanha.

Cientista, inventor, Ministro do Império do Brasil, escritor de assuntos políticos, sociais, econômicos. Atuou como mineralogista, químico, defensor do meio ambiente, iniciador das geociências no Brasil, da abolição, da integração indígena, da proteção à mulher, poeta, militar combatente, homem público, maçom, figura polêmica.

Declarou-se súdito fiel do Reino de Portugal e depois foi adepto da Independência do Brasil, da qual foi o principal articulador.

Merece, com justiça, o título de Patriarca da Independência.

 

Referências

Imagem 30:  Eduardo de Sá. A Fundação da Pátria Brasileira. 1899. Pintura pertencente ao Acervo do Palácio Pedro Ernesto.

Parceiros