BNDigital

José Bonifácio: Roteiro Histórico-Sentimental

< Voltar para Dossiês

“O Poeta Desterrado”: exilio e degredo

Como já exposto, José Bonifácio viajou durante 10 anos por vários países europeus, estudando e trabalhando. Reconhecido como renomado cientista, descreveu 4 novas espécies e 8 variedades minerais. Ao retornar a Portugal, recebeu numerosos encargos, por ser um conhecedor das modernas técnicas de mineração e foi professor em Coimbra.



Legenda:  “Patriarcha da Independencia do Brazil. Notavel naturalista e estadista. Poeta.”

Voltou para o Brasil, em 1819, indo morar na Vila de Santos, no sítio dos Outeirinhos, onde praticou a agricultura com mão de obra livre. Com o irmão Martim Francisco Ribeiro de Andrada realizou, em 1820, a  Viagem Mineralógica na Província de São Paulo. Chamado por D. Pedro, Príncipe Regente, mudou-se para o Rio de Janeiro com a família e tornou-se ministro e articulador do processo da Independência. O imperador, em 1823, desentendeu-se com ele e após encarcerá-lo em fortalezas, na baía de Guanabara, exilou-o com a família, para a França, onde manteve correspondência com Antônio de Menezes Vasconcelos de Drummond, em Paris, amigo dos Andradas. Conseguiu, após quase 6 anos, voltar ao Brasil e dois dias antes de chegar à Capital, sua esposa Narcisa Emília, após 39 anos de casamento, veio a falecer em 23 de julho de 1829, sendo sepultada em jazigo da igreja dos Terceiros do Carmo, no Rio de Janeiro.

D. Pedro, ao abdicar do trono, em 1831, nomeou-o tutor de seus filhos: D. Pedro, com 5 anos (futuro D. Pedro II), D. Januária, D. Francisca, D. Paula Mariana. Pouco depois, alvo de intrigas políticas foi, pela Regência, destituído do cargo e levado a morar na Ilha do Paquetá num misto de “retiro filosófico” e prisão domiciliar.



Legenda: “Dom Pedro II. Imperador do Brasil”.

 

Referências

Imagem 16: [Autor desconhecido]. José Bonifacio de Andrada e Silva: Patriarcha da Independencia do Brasil… In: Pantheon Escolar Brazileiro. Rio de Janeiro, RJ : Livraria de J. G. de Azevedo, [18--], p.17.

Imagem 17: Francisco Cardoso Ayres [Bispo]. Dom Pedro II. Imperador do Brasil. Lisboa [Portugal] : F. C. Ayres, [18 - ?].

Parceiros