BNDigital

Publicações Seriadas: História, Memória e Documentos

< Voltar para Dossiês

Apresentação

O Dossiê de Publicações Seriadas: História, Memória, Documentos é resultado de um processo de pesquisa que surgiu da curiosidade dos servidores da Coordenação de Publicações Seriadas - CPS - em conhecer um pouco da história da unidade a qual pertencem. A partir da descoberta da data do centenário da CPS, a equipe pesquisou em documentos internos, relatórios institucionais e no próprio acervo da FBN para trazer à luz o legado até então pouco explorado da CPS desde sua criação. Desse mergulho em nossas origens, surgiram, em 2023, a exposição Uma Janela para  Armazém de Periódicos, o ciclo de debates Falas em Série e, consolidando o trabalho, esse Dossiê, onde apresentamos um pouco de nossa história, da memória dos servidores e parte do nosso acervo. Buscamos, também, reconhecer e homenagear todos aqueles que, com seu trabalho e dedicação, participaram da construção da Coordenação de Publicações Seriadas ao longo dos últimos cem anos.


Vista da sacada do atual armazém de periódicos em 1928 / Armazém de periódicos atualmente

A CPS, vinculada ao Centro de Coleções e Serviços aos Leitores, reúne atualmente a coleção de periódicos mais completa e antiga do país. São 81.180 títulos e 372.388 volumes que incluem todos os jornais nacionais de grande circulação, além de jornais regionais e locais, revistas, boletins e demais publicações com periodicidade diária, semanal, quinzenal, mensal, bimestral, dentre outras. Nos mais diversos suportes de apresentação, como impressos, microfilmes, disquetes, vídeos, DVD e CDs, a coleção de periódicos está localizada no prédio sede da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e no prédio anexo, na região portuária da cidade do Rio de Janeiro. Parte dessa documentação também está disponível na Hemeroteca Digital Brasileira, onde pode ser acessada remotamente.
A Coordenação é responsável pelo processamento técnico do acervo de publicações seriadas - no  âmbito da  representação descritiva e temática -, pelo registro, guarda e inventário do acervo de periódicos, atendimento ao público e pela seleção do acervo a ser digitalizado e disponibilizado pela Coordenação da Biblioteca Nacional Digital na Hemeroteca Digital Brasileira.
Oficialmente, o primeiro espaço destinado a processar e armazenar exclusivamente as publicações seriadas na Biblioteca Nacional foi criado em 6 de setembro de 1922. Desde 1910, já se levantava a questão das peculiaridades do acervo de periódicos, sua guarda, conservação, consulta e o rápido crescimento das coleções. Constatada a necessidade da separação das publicações periódicas em um espaço próprio, o acervo de periódicos, antes agrupado na 1ª Seção (Impressos), passou a ser transferido para a 4ª Seção e a ser tratado de forma independente, respeitando suas características documentais e biblioteconômicas, a partir do Decreto n. 15.670, de 6 de setembro de 1922, efetivado pela portaria de 20 de setembro de 1922.
Nesse Dossiê de Publicações Seriadas: História, Memória, Documentos registramos uma parte dessa história, com uma cronologia dos acontecimentos e produções da unidade ao longo dos anos, do histórico do processamento técnico, uma pequena biografia dos coordenadores que chefiaram a seção desde sua criação e a apresentação de parte de nosso acervo. É um registro vivo, que será atualizado periodicamente, à luz de novas pesquisas e descobertas e acompanhando o desenvolvimento da CPS, suas ações e produções ao longo do tempo.

Parceiros