BNDigital

Publicações Seriadas: História, Memória e Documentos

< Voltar para Dossiês

1910 - 1919

1910 - Manoel Cícero Peregrino da Silva - diretor geral da BN, em seu relatório sobre o cenário da biblioteca deste ano, apresenta a estruturação dos armazéns e a área de consulta para os jornais e revistas na nova sede que abrigará o acervo da instituição, especificando um salão de leitura de jornais e revistas, com 52 lugares, na ala esquerda do 2º andar.

1911 - O Decreto n. 8835, de 11 de julho de 1911, estabelece o Regulamento da Biblioteca Nacional e vincula o acervo de periódicos à 1a Seção (Impressos), definindo que esta “abrangerá livros, folhetos (...) e publicações periódicas.” (art. 2º). Define também que o registro de publicações periódicas será feito em fichas apropriadas que servem também para catálogos (art. 60) e determina as publicações periódicas deverão ser conservadas em separado dos demais impressos, sendo designados na 1ª Seção empregados que delas exclusivamente se ocupem (art. 61) e determina uma sala especial para a consulta de publicações periódicas (art. 78).


Sala de leitura de publicações periódicas, 1911

1912 - Em conferência sobre a remodelação da instituição, Manoel Cícero Peregrino da Silva, diretor-geral da BN, discute a ideia de separação da então denominada “hemeroteca ou biblioteca de publicações periódicas”, separação que fundada “na conveniência de não deslocar os livros para acudir ao considerável crescimento das coleções de jornais e revistas”, além de atender as condições de consulta de grandes volumes. Destaca também a importância da conservação de jornais, revistas e magazines, que serão, no futuro, subsídios para a história contemporânea, do movimento literário, artístico e científico.

1918 - Basílio de Magalhães, diretor-geral interino da BN, em seu relatório sobre o cenário da biblioteca em 1918, faz menção à necessidade de uma reforma do Regulamento Institucional de 1911 e sugere o desdobramento da 1ª Seção (Impressos) em duas: Seção de Obras Impressas e Seção de Periódicos.


Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. volume XLI-II. página 302. 1919-1920

Parceiros