BNDigital

Publicações Seriadas: História, Memória e Documentos

< Voltar para Dossiês

1920 - 1929

1922 - O Decreto n. 15.670 de 6 de setembro de 1922, efetivado pela portaria de 20 de setembro de 1922, publicada pelo Ministério da Justiça e Negócios interiores, revisa o regulamento da Biblioteca Nacional e estabelece a unidade de publicações periódicas (4ª seção):
 
Art. 1º. A Bibliotheca Nacional comprehenderá uma secretaria e quatro secções, a saber: 1ª, de obras impressas; 2ª, de manuscriptos; 3ª, de estampas e cartas geographicas; 4ª, de publicações periodicas.
Para administrar a nova seção foi designado o bibliotecário João Gomes do Rego, até então chefe do Setor de Moedas e Medalhas que foi extinto com a doação do acervo para o recém-inaugurado Museu Histórico Nacional. Porém, como o bibliotecário estava temporariamente afastado, assumiu interinamente o sub-bibliotecário Miguel Mello.
 
A Bibliotheca Nacional em 1922 – Relatório. In: Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro. v.XLV. p. 428. 1931
 
1923 - Em seu primeiro ano de funcionamento, a nova seção tem, de acordo com o diretor interino da BN, Mario Bhering, um “rápido desenvolvimento”, tendo sido frequentada por 24.689 leitores que consultaram 20.966 volumes e 17.947 periódicos avulsos.
João Gomes do Rego, diretor da seção, informa em seu relatório anual que foi realizada a remodelação do catálogo da sala pública de leitura: “cada ficha-testa montada em lamina de zinco, de maior durabilidade, seleciona cada gênero de publicação distribuída na ordem alfabética de par com a geographica”.  O catálogo novo já conta, então, com 1482 fichas. Informa também que o número de publicações já excede de muito a capacidade primitiva das estantes e o acervo encontrava-se arrumado em estantes de ferro improvisadas (fabricadas por um servente com aproveitamento do sobressalente de prateleiras) e latas encimando as estantes. Jornais de grande formato ficam em pilhas no chão, sem indicação topográfica e há carência de pessoal para limpeza e expurgo do acervo.
 
1929 - Em 18 de outubro, Manoel Cassius Berlink toma posse como diretor da 4a Seção.

Parceiros