BNDigital

Publicações Seriadas: História, Memória e Documentos

< Voltar para Dossiês

2010 - 2019

2010 - Início do inventário e localização dos periódicos que estavam empacotados no prédio Anexo e da organização do acervo de quadrinhos, iniciando pela EBAL, em armários.
A Biblioteca Nacional sofre com infiltrações causadas pelas fortes chuvas que atingiram a cidade. O armazém de Periódicos é o mais atingido.

2011 - Início do projeto “Resgate da Memória Hemerográfica Brasileira”, que digitalizará e disponibilizará na BN Digital mais de 2 milhões de páginas de periódicos digitalizadas.

2012 - Lançamento do projeto Hemeroteca Digital Brasileira (HDB), com financiamento da FINEP e que disponibilizou cerca de 7 milhões de páginas digitalizadas de mais de 700 jornais e revistas desde o século XIX, em domínio público, para pesquisa digital.
Dentro do projeto História da Coleção Hemerográfica Brasileira, é realizada pesquisa e elaboração de históricos de periódicos raros e extintos disponibilizados na Hemeroteca Digital.
Migração da base de periódicos para o sistema Sophia.

2013 -O sucesso da Hemeroteca e o aumento do número de consultas ao acervo digitalizado é acompanhado do decréscimo de usuários e pesquisadores presenciais de microfilmes, acarretando na diminuição do número de máquinas disponíveis, de 16 para 11.

2015 - São computados 34.367 volumes em áreas improvisadas no armazém de Periódicos. Este total já ultrapassa o total de volumes em estantes regulares em alguns andares.

2018 - A unidade passa a se chamar Coordenação de Publicações Seriadas, subordinada ao Centro de Coleções e Serviços aos Leitores, com a aprovação do Regimento Interno da Fundação Biblioteca Nacional, regido pela Portaria MINC n. 74, de 3 de agosto de 2018 e art. 4º do Decreto nº 8.982, de 6 de fevereiro de 2017, funcionando com a seguinte estrutura:

2019 - Alex da Silveira assume a coordenação do setor.

Parceiros