BNDigital

Publicações Seriadas: História, Memória e Documentos

< Voltar para Dossiês

1980 - 1989

1980 - Ao final de outubro, encerrou-se a primeira etapa do Projeto Periódicos, que consiste na seleção de material bibliográfico depositado nos armazéns do setor de periódicos, a fim de ser incorporado ao acervo da Biblioteca Nacional. Além da seleção do material, foram feitas a substituição de exemplares mutilados e a separação de duplicatas.
 
1982 – A Coordenação de Periódicos inicia a catalogação do acervo, observando as regras da 2ª edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), nível 3 de detalhamento e a Classificação Decimal de Dewey (CDD), recorrendo a fichas catalográficas e formulários CALCO da Fundação Getúlio Vargas.
 
1986 – Ampliação do Catálogo Coletivo de Jornais Brasileiros, com mais 800 títulos identificados no acervo, totalizando 16 mil títulos.
 
1988 – Assinatura do termo entre a Fundação Nacional Pró-Leitura e a Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL), para compra do prédio do Anexo.
 
1989 – Tania Mara Guimarães di Motta assume a chefia do setor.
Aquisição do prédio Anexo. O Ministério da Cultura comprou o prédio número 509 da Avenida Rodrigues Alves, que pertencia à Companhia Brasileira de Alimentos (COBAL), do Ministério da Agricultura e servia como silo de expurgo de grãos. Os 4 andares do bloco principal do prédio serão utilizados para o armazenamento de periódicos e dependências para atendimento ao usuário.


Anexo da Biblioteca Nacional na Avenida Rodrigues Alves

A fim de abrir espaço no armazém, publicações seriadas estrangeiras são retiradas do 3º andar e encaminhadas para guarda na Memoteca Fink.

 

Parceiros