BNDigital

Rede da Memória Virtual Brasileira

< Voltar para Dossiês

Biblioteca do Ministério da Fazenda – RJ

A Biblioteca do Ministério da Fazenda no Rio de Janeiro (BMF/RJ) é a única instituição brasileira depositária de obras sobre economia, finanças, política, administração, demografia, condições sociais e sanitárias do Brasil a partir do século XIX.

É, também, depositária das publicações editadas pelo Ministério da Fazenda e a sua coleção foi enriquecida pela incorporação dos acervos da Alfândega do Rio de Janeiro, dos extintos Instituto Brasileiro do Café (IBC), Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), e da Superintendência Nacional de Abastecimento (SUNAB). Em 2013, foram transferidos os acervos das bibliotecas das SAMFs dos estados, exceto de Minas Gerais, para a BMF/RJ, passando a ser um dos polos centralizadores de acervo bibliográfico do Ministério da Fazenda, conforme Portaria SPOA nº 488, de 04 de dezembro de 2014.

A Biblioteca coloca à disposição de seus usuários um acervo de aproximadamente 150 mil volumes entre livros, folhetos, periódicos, Diários Oficiais. Possui acervo de obras raras, com mais de três mil títulos, onde é resgatada a história econômica e financeira do país, e também relevante acervo institucional que preserva a Memória Fazendária.

Parceiros