BNDigital

Rede da Memória Virtual Brasileira

< Voltar para Dossiês

Musica Brasilis

O Instituto Musica Brasilis, criado em 2009 pela musicista e Doutora em Informática Rosana Lanzelotte, tem como objetivo o resgate e difusão de repertórios de compositores brasileiros de todos os tempos e gêneros. Entre as 3.800 partituras publicadas no portal Musica Brasilis estão todas as obras conhecidas de D. Pedro I, Ernesto Nazareth, além de outros compositores notáveis, como Carlos Gomes, Alberto Nepomuceno e muitos outros. Bilíngue e acessível a portadores de necessidades especiais, o portal é mensalmente consultado por cerca de 50.000 usuários de todo o mundo.

Está em curso atualmente o projeto Acervo Digital de Partituras Brasileiras, que, até 2024, duplicará o atual acervo do portal com a inclusão de repertórios inéditos de diversas regiões do país.

O portal oferece também recursos educacionais abertos que podem ser utilizados por professores e estudantes de música. Estão disponíveis vídeos sobre instrumentos, podcasts, artigos, jogos musicais, difundidos através das redes sociais do Musica Brasilis - Facebook, Instagram e LinkedIn, que contam com mais de 12 mil seguidores, e do canal YouTube, com cerca de 25 mil visualizações por mês.

Parceiros