BNDigital

Rede da Memória Virtual Brasileira

< Voltar para Dossiês

Escola Nacional de Seguros - Biblioteca Ivan da Mota Dantas

BREVE HISTÓRICO

A Escola Nacional de Seguros foi criada em 1971, com o objetivo de promover o ensino, o conhecimento e a pesquisa do seguro, bem como o aperfeiçoamento do mercado e o esclarecimento ao consumidor. É uma entidade jurídica de direito privado, de natureza educativa e cultural, sem fins lucrativos.

Sua missão é desenvolver o mercado de seguros através da geração e difusão de conhecimento e da capacitação de profissionais. Com sede no Rio de Janeiro, mantém outras 12 Unidades em cidades estratégicas do País.

A Instituição mantém parcerias internacionais, tais como: Life Office Management Association – LOMA (EUA); Fundación Mapfre (Espanha); The Institutes (EUA); The Chartered Insurance Institute (CII) (Inglaterra) e International Insurance Foundation (IIF) (EUA).


LINHA DO TEMPO – PRINCIPAIS MARCOS HISTÓRICOS

1971 – Criação da Escola Nacional de Seguros.

1972 - Por determinação do Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP, a Escola passou a ser responsável pela certificação dos corretores de seguros, realizada a partir de cursos específicos na área.

1978 - Devido à grande demanda por novos conhecimentos, a Instituição criou biblioteca própria, que atualmente conta com cerca de 45.000 registros, entre livros, artigos, periódicos e materiais especiais (mídias).

1984 - Respondendo a um anseio da sociedade, a Escola inicia a oferta de cursos na modalidade a distância, como forma de levar conhecimento àqueles indivíduos sem condições de acesso aos cursos presenciais, seja pela limitação da distância física, seja pela escassez de tempo.

1991 - Percebendo a necessidade de expansão dos serviços educacionais, a Instituição inaugura as primeiras Unidades em diversas localidades do Brasil.

1993 - Iniciou-se o processo de informatização do acervo da Biblioteca, tendo como produto final o catálogo de publicações impresso.

1994 – Ano especialmente relevante por marcar a realização da primeira pós-graduação da Escola, em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

1997 – A Biblioteca Central, Ivan Dantas, disponibiliza seu Catálogo na internet, facilitando a consulta remota e as pesquisas virtuais. Foi um marco.

2005 - O Ministério da Educação (MEC) autoriza a Escola a ministrar o Bacharelado em Administração com linha de formação em Seguros e Previdência, no Rio de Janeiro (RJ), alçando a Entidade à condição de Instituição de Ensino Superior (IES).

2008 - Foi lançado o “Acervo Digital”, através do qual a Escola passa a disponibilizar as publicações produzidas pela ENS, na internet, gratuitamente. Para início do projeto, foram digitalizados em torno de 100 títulos.

2008 – O MEC autoriza a Escola a ofertar o Bacharelado em Administração com linha de formação em Seguros e Previdência também em São Paulo (SP).

2014 - É criado o Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), com o objetivo gerar e divulgar novos conhecimentos através de estudos e pesquisas.

Parceiros