BNDigital

O Pasquim

< Voltar para Dossiês

ALLAN SIEBER

HISTÓRIA DOIS

A MORTE DO SIG


POR ALLAN SIEBER

O Pasquim, no começo, era basicamente o jornal de uma turma. Ipanema era um bairro de vanguarda, frequentado por artistas, intelectuais e figuraças cariocas. A turma d’O Pasquim era um pessoal que frequentava os bares e os points do bairro. Assim, o jornal refletia o que acontecia em Ipanema, com personalidades locais virando personagens d’O Pasquim.

O próprio Sig, o ratinho que se tornou o símbolo do jornal, que aparecia nas capas e comentava as seções, foi baseado em um ratinho de verdade, que frequentava as rodas dessa turma, no ombro de Hugo Bidet (que também virou personagem dos quadrinhos de Jaguar).

Aqui estão algumas histórias dessa turma e de seu companheiro Sig _ chamado, na vida real, de Ivan Lessa –, nome também de uma pessoa de verdade que escrevia n’O Pasquim! Esse clima louco e frenético, sem limites, regado a muitas noitadas e bebidas, transmite uma boa ideia do que era O Pasquim, com o seu humor levado às últimas inconsequências.









Allan surgiu nos quadrinhos marginais gaúchos, editando, de 1993 a 1997, o fanzine Glória, Glória, Aleluia! Entre 1996 e 1997, publicou a tira “Bifaland”, no Caderno Zap de o Estadão. Em 1999, dirigiu seu primeiro curta de animação, Deus é Pai, vencendo os festivais de Gramado e o Anima Mundi naquele ano e seguindo para exibições em festivais no exterior. Allan, então, fundou a produtora de animação Toscographics, mudando-se para o Rio de Janeiro e criando novos curtas, que também foram sucesso de público e crítica.

O estúdio da Tosco reuniu nomes dos quadrinhos independentes cariocas, produzindo filmes e seriados para a TV. Allan publicou as tiras “Preto no Branco” e “Bifaland, a Cidade Maldita”, na Folha de S.Paulo, e “Vida de Estagiário”, no caderno Folhateen. Foi colaborador fixo das revistas Trip e Playboy, do jornal Pasquim 21 e, atualmente, publica nas revistas Época e Piauí.

Seus quadrinhos saem regularmente em revistas europeias e da América Latina, tendo sido reunidos em 14 livros de HQ. Dirige a galeria A Hostil Carioca, anexa ao seu ateliê, em Copacabana.

Parceiros