BNDigital

O Pasquim

< Voltar para Dossiês

LUIZ GÊ

HISTÓRIA NOVE

PRISÃO: MOMENTOS DE TENSÃO


POR LUIZ GÊ

Mesmo em seus momentos de maior repressão – como nessa fase do Governo Médici, logo após o AI-5 –, a ditadura militar não era uma entidade única. Havia diferentes facções disputando o poder, com algumas mais radicais do que outras. A linha dura dos militares queria tacar fogo no país, matar logo os chamados “subversivos” e fechar cada vez mais o regime.

Essa disputa interna alcançou o pessoal de O Pasquim preso na Vila Militar de Deodoro, zona oeste do Rio. Apesar de terem vivenciado cenas de tortura de outros presos, eles mesmos foram bem tratados pelos anfitriões. Notícias desse ambiente correram os quartéis do Rio, irritando um grupo de paramilitares da extrema direita, que decidiu dar um basta àquela situação.

A história ao lado retrata esse episódio. Outro momento de tensão na prisão foi quando os pasquineiros foram comunicados de que seriam expulsos sumariamente do Brasil, tendo de ir para a Argélia. Um grupo terrorista de esquerda sequestrara o embaixador suíço, avisando que só o libertaria em troca da soltura de 70 presos políticos. O Globo publicou uma lista desses 70, em que figurava o pessoal de O Pasquim (imagine o drama dos familiares e amigos lendo aquilo...). Quando saiu a lista definitiva, a patota não estava mais entre os 70. Era parte do terror psicológico contra eles.









Luiz Geraldo Ferrari Martins é considerado um dos mestres dos quadrinhos brasileiros. Arquiteto formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) _ Universidade de São Paulo (USP), tem o Master of Arts pelo Royal College of Arts em Londres, Inglaterra, e é doutor em Ciência da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, na área de Comunicação e Estética do Audiovisual. É artista gráfico, diretor de arte, editor, chargista, quadrinista e ilustrador. Foi chargista editorial do jornal Folha de S.Paulo, colunista, quadrinista e cartunista no jornal O Estado de São Paulo e redator, autor e roteirista da TV Globo.

Foi roteirista também do filme Cidade oculta. Fundou duas revistas importantíssimas para a HQ nacional: Balão, nos anos 1970, que lançou Angeli, Laerte, Chico e Paulo Caruso, entre outros, e Circo, nos anos 1980. É autor de uma ópera em parceria com Arrigo Barnabé, para quem criou a concepção visual de outra ópera.

As experiências com Arrigo juntando música e quadrinhos vêm desde 1980, com os LPs Clara Crocodilo e Tubarões Voadores. Autor de cinco livros de quadrinhos, publicou e expôs na Alemanha, Espanha, França, Portugal, Estados Unidos, Itália e Inglaterra. Atualmente, é professor na Faculdade Mackenzie.

Parceiros