BNDigital

O Pasquim

< Voltar para Dossiês

MIG

HISTÓRIA DOZE

O DIA EM QUE ZIRALDO COMEU O PASQUIM


POR MIG

O Pasquim passou por várias fases nos seus 21 anos de existência. A direção do jornal foi alternando entre os componentes originais do grupo. Algumas pessoas foram deixando o jornal, outros saíram e voltaram, novas pessoas foram se integrando à redação... Enfim, foi um jornal sempre em mutação.

Em 1982, da turma original, restavam dois editores: Jaguar e Ziraldo. Após 13 anos de convivência diária, como em qualquer casamento, a dupla não andava totalmente afinada. Dois fatores perturbavam o relacionamento. A situação financeira d’O Pasquim era ruim. O quadro político da época, com o surgimento de novos partidos, como o PDT (de Brizola) e o PT (de Lula) _ onde antes só havia Arena (situação) e MDB (oposição) –, levou o pessoal a trilhar caminhos distintos.

No caso d’O Pasquim, os dois fatores estavam interligados. Ziraldo torcia pelo MDB e Jaguar, pelo PDT e cada qual contava com o apoio do seu partido para dar uma força nas finanças da empresa. Como resolver esse impasse? Leia os quadrinhos do MIG para descobrir como essa história acabou dando o maior bolo.









Miguel Mendes Reis, o Mig, nasceu em Jaú (SP) e vive há 37 anos no Rio de Janeiro. Começou a trabalhar com Ziraldo em 1989, nas tiras e histórias em quadrinhos de O Menino Maluquinho. Com o tempo, passou a comandar o estúdio de Ziraldo, criando produtos como jogos de computador, CD-ROMs, cartilhas, cartazes, revistas e livros com os personagens ziraldianos. Sua tira diária “Urso no Espaço”, sátira aos seriados de ficção científica, foi publicada em alguns jornais brasileiros. Em 1993, lançou o personagem Trash no suplemento infantil da Folha de S.Paulo. Recebeu um prêmio de melhor história em quadrinhos no Salão de Humor de Piracicaba (1996) e um troféu HQMIX de melhor dissertação em 2017. Hoje, tem o próprio estúdio, o Megatério, que reúne vários desenhistas, criando materiais didático e publicitário.

Atualmente, publica a tira “Os Migonautas” na rede e está se formando como pesquisador em Comunicação (PUC-Rio). É ilustrador de livros infantis e dá aulas de quadrinhos para crianças.

Parceiros