BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Pesquisadores

Fernando Monteiro de Barros Jr. é professor adjunto de literatura brasileira na Faculdade de Formação de Professores da UERJ, em São Gonçalo, onde atua nos cursos de Pós-Graduação em Estudos Literários e Mestrado Profissional em Letras. Desenvolve pesquisas sobre o decadentismo na poesia brasileira de 1880 a 1920 e sobre o gótico na literatura brasileira. Tem publicados “Poesia simbolista: tradição e modernidade” (Revista Uniabeu, 2011) e “Parnasianismo brasileiro: conservador e transgressor” (Fólio: Revista de Letras, 2011), dentre outros capítulos de livros e artigos.
Email: [email protected]


• Ione Caser da Costa - Maria Ione Caser da Costa é mestranda em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Unirio, Especialista em Planejamento, Organização e Direção de Arquivos pela Universidade Federal Fluminense/Arquivo Nacional (2008) e graduada em Biblioteconomia e Documentação pela UFF. É servidora da Fundação Biblioteca Nacional. É um dos idealizadores do projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente. Está associada ao grupo de pesquisa ARS, integrado por técnicos e pesquisadores de várias instituições de ensino e de pesquisa, como UFRJ, UFV e FBN.


Irineu Eduardo Jones Corrêa - Pesquisador IV da Fundação Biblioteca Nacional, com Doutorado em Teoria Literária, pela UFRJ. Está associado a grupos de pesquisa da FBN e da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É um dos idealizadores do projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente, coordenando a produção da página digital do projeto. Tem artigos publicados em livros e revistas especializadas. É parecerista ad hoc de revistas científicas. Editou e organizou diversos livros. Foi beneficiário de estágio Profession Culture, da Bibliothèque nationale de França.
Email: [email protected]


• Iza Quelhas -  Iza Therezinha Gonçalves Quelhas é Professora associada, com doutorado pela UFRJ, em Teoria Literária. Atua na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Formação de Professores, curso de licenciatura em Letras. Integra o corpo docente do Mestrado em História Social (PPGHS-UERJ). Neste novo ciclo tem em pauta o Projeto “Anticlericalismo e laicidade em periódicos e na literatura (de 1850 a 1900)”.
Email: [email protected]


• Maria Cristina Cardoso Ribas é Professor Associado e Procientista UERJ/Faperj, editora gerente da Revista SOLETRAS online e Coordenadora de Articulação Ensino, Pesquisa e Extensão. Tem experiência nas áreas de Letras e Formação de Professores. É docente dos Programas de Mestrado Acadêmico em Letras e Estudos Linguísticos (FFP/UERJ), Mestrado em Letras (ILE/UERJ) e Mestrado Profissional em Letras (FFP/UERJ). Possui livros, artigos e capítulos de livros em revistas especializadas.
Email: [email protected]


Maria do Sameiro Fangueiro é Bibliotecária e trabalha com processamento técnico dos periódicos da Coordenadoria de Publicações Seriadas da Fundação Biblioteca Nacional. É Especialista, em nível de pós-graduação, em História do Brasil Pós-30, pela UFF. Faz parte do grupo de pesquisa ARS (FBN-CNPq). Participou da idealização do projeto Periódicos Literários: publicações efêmeras, memória permanente e participa da revisão da página do projeto na web. Seus trabalhos atuais são dois. Dá continuidade à pesquisa sobre biografias de autores ligados aos periódicos identificados pelo projeto e inicia um trabalho com periódicos portugueses editados no Brasil.


•Raquel França dos Santos Ferreira - Doutora em História pela Universidade Federal Fluminense (2015). Atualmente, é servidora da Fundação Biblioteca Nacional onde coordena a pesquisa História em Quadrinhos e Literatura: um olhar sobre a coleção da EBAL, projeto que obteve apoio da Faperj com uma bolsista de Iniciação Científica, no biênio 2019-2020.Tem interesse na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil Contemporâneo, memória e identidades, intelectuais, literatura e imprensa.
Email: [email protected]

Parceiros