BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Echo juvenil: órgão do Gremio Litterario do Collegio S. Francisco de Paula

por Maria Ione Caser da Costa
Echo juvenil: órgão do Gremio Litterario do Collegio S. Francisco de Paula, publicação de 1877, com redação na rua da Constituição, nº 45, cidade Imperial de Nictheroy, que na época, era a capital do estado do Rio de Janeiro. Atualmente é a rua Miguel de Frias, em Icaraí, Niterói.

O periódico foi impresso no Rio de Janeiro pela Typographia Economica, que funcionava no número 28, da rua Gonçalves Dias.

O único exemplar preservado no acervo da Biblioteca Nacional é o ano 1, número 4, de 19 de agosto de 1877, que ainda não foi digitalizado. Por este motivo a consulta precisa ser presencial, na Seção de Obras Raras.

O fascículo não apresentou valor para venda avulsa do exemplar, somente para as assinaturas, que tinham preços diferenciados para a Corte e as Províncias. Naquela a assinatura trimestral valia 1$500 e a semestral 2$500, enquanto que nas províncias os valores cobrados eram de 2$000 e 3$500, respectivamente.

Publicação quinzenal, medindo 32cm X 24cm, com quatro páginas, cada uma delas dividida em duas colunas, separadas por um fio simples. Não apresentou ilustração.

O primeiro artigo publicado no exemplar em questão, que não apresentou autoria, foi “O que é a instrucção publica dos estudantes de preparatórios”. Uma nota no final do artigo informava que teria continuação no número seguinte. Publicou anonimamente também o folhetim “O amor infeliz”, que iniciou no número quatro, com continuação no próximo exemplar.

O Colégio São Francisco de Paula pertencia a Imperial Irmandade de São Vicente de Paulo, fundada no dia 27 de junho de 1854, com a presença do Imperador D. Pedro II e da Imperatriz D. Teresa Cristina.

Colaboraram em Echo juvenil, J. D. de Carvalho Raposo, R. N. da Rocha Miranda, J. Lacerda, Antonio Cuba e João Godoy. Os dois últimos são citados no primeiro volume do Diccionario Bibliographico Brazileiro, reimpresso em 1970, por terem escrito, em conjunto em 1877, sobre a “Capella de Aparecida” relatando o aparecimento da imagem de N. Sra. Aparecida e várias orações colecionadas por ambos.   J. Lacerda é o autor do poema que se encontra na página 3, e homenageia o vice-diretor do Colégio São Francisco de Paula.

Ao anniversario natalício do Sr Augusto Verissimo dos Santos

Expande-se no coração o jubilo
Surgindo o dia pr’a nós festivo,
A alegria mostra-se nos rostos,
Apparece nos labios o sorriso.

Vinte cinco primaveras hoje conta
O nosso bondoso vice-director,
O trilho que segue seja sempre
Juncado de felicidade e amor.

A gratidão, sentimento que em todos
Os corações não está desfalecido,
É então para mim um dever
Vir hoje, saudal-o, agradecido.

A afeição filha d’amizade
Prende no universo os corações...
Que seria do mundo, oh! meu Deus
Se n’elle não existisse as affeições?

Concluindo, peço ao altíssimo
Que seja o seu futuro: hymnos e cantos!
Collegas! Saudemos inda uma vez,
Augusto Verissimo dos Santos.

Parceiros