BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Apresentação

por Irineu E. Jones Corrêa (FBN)
Este espaço informa sobre uma coleção de periódicos manuscritos que vem sendo montada a partir do acervo da Biblioteca Nacional. Trata-se de um conjunto que ocupa pouco espaço nas prateleiras dos armazéns e nos arcazes da instituição, portanto, ela é assimétrica em comparação com as coleções nas quais se contam títulos às centenas, quando não aos milhares, e ocupam muitos metros de prateleiras. A guisa de comparação superficial, enquanto neste caso foram localizados inicialmente em torno de 30 títulos, a coleção de periódicos impressos tem algo em torno de 60 mil títulos.

As modestas dimensões da coleção impuseram dois cuidados que, de certa forma, representam alguma alteração nos modelos teóricos adotados pelo projeto na escolha dos títulos que devem integrar a coleção de periódicos & literatura: serão estudados e comentados todos os títulos localizados, mesmo aqueles que são apenas esboços de projetos para futuras publicações, que se realizaram ou não. Com isso serão examinados títulos que eventualmente não pertençam ao campo literário, tal como ele é compreendido até o momento. Uma situação que, longe de ser uma mudança de foco indesejada, estabelece um desafio muito próprio de investigações que fazem interagir teoria e prática, nas quais o objeto estudado exige renovação e apuração dos instrumentos de trabalho. Nessa etapa, foi alterado o protocolo inicial de coleta de informações, permitindo recepcionar todo e qualquer periódico manuscrito ou documento que aparente pertencer à categoria criada pelo projeto.

Além do interesse intrínseco ao projeto, a prática adotada encontra um compromisso adicional com os interesses institucionais, que oferece imagens e anotações sobre os documentos guardados, de modo a preservar o acesso direto ao documento original, contribuindo em sua preservação.

A indicação da presença de periódicos manuscritos nos acervos de memória nacional chama a atenção para uma lacuna existente na produção de conhecimento sobre periódicos – aspecto não menos importante do empreendimento.

Títulos manuscritos recebem poucos privilégios dos grandes estudos sobre periódicos. Recenseamentos e reflexões, como os de Nelson Werneck Sodré, Hélio Vianna e Carlos Rizzini são obras de referência incontornáveis para a produção de conhecimento sobre o tema, apesar da relativa datação de seus trabalhos e da grande e bem qualificada produção contemporânea. Entre as suas principais contribuições está o registro de um grande espectro de jornais e revistas, inclusive aqueles títulos relegados a planos secundários, esquecidos nas prateleiras das bibliotecas e arquivos. Mesmo em suas obras, entretanto, o cenário acaba por ser o mesmo: a força do impresso domina o campo de estudos e reflexões e os manuscritos pouco ou nada aparecem.

É, portanto, mais um pedaço da memória nacional que o projeto Periódicos & Literatura: publicações efêmeras, memória permanente entrega para o visitante de seu ambiente virtual. O exame empreendido parte da materialidade do periódico, apresentando anotações sobre sua memória, descrevendo o suporte e o conteúdo, ao mesmo tempo em que anota as circunstâncias de sua integração ao acervo.

Parceiros