BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Typographia H. Lombaerts & C.

Rua dos Ourives, 17 – Centro – Rio de Janeiro


O Esboço: periodico semanal, litterario e recreativo. (1889)


Era de propriedade do belga Jean Baptiste Lombaerts e seu filho Henri Gustave. A firma funcionou na Rua dos Ourives desde 1848 até 1904, quando o imóvel foi demolido nas obras da nova Avenida Central, atual Rio Branco. A Rua dos Ourives deu origem a outras duas: Rodrigo Silva e Miguel Couto. A tipografia quase nunca editou livros, realizando apenas trabalhos de impressão por encomenda. Era importante encadernadora, com a maior litografia daquele tempo. Como comerciante, trabalhava principalmente com jornais e revistas importados. De 1871 a 1879, a tipografia produziu um suplemento em português para acompanhar um dos principais periódicos importados, a revista francesa La Saison. A partir de 1879, passa a imprimir a edição brasileira da revista, com o título de A Estação. Machado de Assis foi um dos colaboradores do periódico.


Fonte(s): GRÁFICA: arte e indústria no Brasil: 180 anos de História. Organizado por Mário de Camargo. 2. Ed. São Paulo: Bandeirantes Gráfica, 2003.


HALLEWELL, Laurense. O livro no Brasil: sua história. Tradução, Maria da Penha Villalobos, Lólio Lourenço de Oliveira, Geraldo Gerson de Souza. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2005.


Typographia-H.-Lombaerts-&-C.

Parceiros