BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Boneca: mensário moderno

por Maria Ione Caser da Costa

Boneca: mensário moderno é uma publicação da editora da Casa da Boneca, localizada no primeiro andar, do número 247, da Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro. A revista era vendida ao preço de 1$5 o número avulso, e 15$ a assinatura anual. Seu primeiro exemplar veio a público em junho de 1928 trazendo na capa o desenho em perfil de uma boneca, assinado pelo caricaturista Fritz (Anísio Oscar Mota, 1895-1969). Em seu segundo número, a ilustração de capa, uma boneca, era assinada por Alvarus (Alvaro Cotrin, 1904-1985).


O grafismo era um dos pontos fortes da revista, desenhos e clichês emoldurados, com linhas duplas e decoradas. Seu cabeçalho ocupava um terço da primeira página, com uso de lettering para o nome da revista, ou seja, as letras do título  eram produzidas fora dos padrões tipográficos normais, com os tipos especialmente desenhados para elas.


A revista teve como proprietário S. Theodoro da Silva e como diretor e gerente Mario L. de Castro. Atílio Milano desempenhava a função de secretário. A lista de seus colaboradores incluia nomes como Agrippino Grieco (1888-1973), A. J. Pereira da Silva, Til, Marius, Mario L. de Castro, José Geraldo Vieira, Gustavo Barroso, Atílio Milano (1897-1955), Horacio Campos (1902-1964) Augusto Linhares, Alba de Melo, Olegário Mariano (1889-1958), Anthero de Quental (1842-1891), Humberto de Campos (1886-1934), Phocion Serpa, Alba de Mello, João Cabral, Arthur Lemos, Theophilo Barbosa.


A Boneca publicava caricaturas, poesias, contos, fotos de personalidades da época. No primeiro exemplar apareceu uma foto de Bibi Ferreira, aos cinco anos, trazendo como título: “a maior creação de Procópio Ferreira”. Havia também um suplemento musical.


Com o título de “Imprensa illustrada carioca”, O Paiz, de 27 de junho de 1928, publico na página 4, uma notícia  sobre o lançamento da revista:


Não podia ser melhor o número inicial deste mensário, editado sob os auspícios da “Casa da Boneca”, [...]. O público terá prazer em ler “Boneca”. É uma revista feita com cuidado, oferecendo leitura variada, instrutiva e útil, às páginas de leitura mais mirim, surpreendem outras de bom humor, de photographias, de texto leve, e agradável, tornando maior ainda a satisfação de manuseal-a. O novo magazine tem, pois, todos os requisitos para vencer galhardamente na nossa imprensa illustrada.


O seu primeiro editorial, intitulado “No patamar”, foi encerrado com a frase “Assim é que BONECA não é só uma revista – BONECA é o mimo das revistas”.


A Biblioteca Nacional possui os números 1 e 2 e não foi encontrada nenhuma informação sobre a continuidade da publicação.

Parceiros