BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Cenáculo: revista literária

por Maria Ione Caser da Costa

Periódico mensal do Club Coelho Netto. A Biblioteca Nacional possui os fascículos com a designação de ano 1, número 1, referente a abril de 1900, e o ano 1, número 3, referente a agosto do mesmo ano. Foi publicado em Belém do Pará, tendo como diretor Cantidiano Nunes. Na apresentação do exemplar de abril, lê-se: “Motivos imperiosos forçaram-nos a demorar a sahida do segundo número do Cenáculo.” O que leva a constatar que aquele deve ser o de número 2, e não de número 1, como descrito. Presume-se ser um erro de impressão.


A epígrafe é a mesma nos dois números . Ela é atribuída a Allan Kardec: “Caminhar, caminhar ainda, caminhar sempre! Tal é a lei”.


Foram vários os colaboradores da revista, destacando-se Múcio Lopes Teixeira (1857-1926), que escreve na coluna “Livre Chronica”. Nela são publicados sonetos de Lucio Albano, Euclydes Dias, Flexa Ribeiro (1883- ?), Antonio Silva (1871- ?), entre outros. Aparecem contos de Alves de Souza (1882-1934), Stella Chaves e João Baena. No exemplar de agosto de 1900, há uma coluna intitulada “Movimento bibliographico”, cujo autor, que assina A. de S., faz comentários sobre alguns escritores e suas obras. Cenáculo só publica trabalhos inéditos, como vem anunciado na última página do exemplar de abril. A revista é composta de 12 páginas, com ilustrações.


Cenáculo: revista literária. Ano 1, Número 1

Cenáculo: revista literária. Ano 1, Número 2

Parceiros