BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Senhorita X!…

por Maria Ione Caser da Costa

Senhorita X!…  é o título dado a um periódico editado no Rio de Janeiro, com o primeiro número aparecendo em outubro de 1932. Além dos três únicos exemplares existentes na Biblioteca Nacional, não se tem notícias de que a publicação tenha continuado.


O primeiro exemplar encontra-se em bom estado de conservação. Editado em papel couché, ainda apresenta suas características originais. Entretanto, os números 2 e 3, de novembro e dezembro de 1932, respectivamente, estão com o papel acidificado.  O periódico tem subtítulo, “humorismo – literatura – cinema”. E, fazendo jus ao nome da revista, suas capas são ilustradas com fotos de “senhoritas” em “instantâneos”. São diversos os critérios para escolha das senhoritas das capas,  a poeta Gilka Machado, na capa do terceiro número, por exemplo. .


Senhorita X!…, que era vendido ao preço de 1$000, teve como diretor Joaquim Nunes Vieira. Sua redação ficava no primeiro andar do número 19, na rua do Theatro.


As páginas do periódico é apresenta e recepciona um grande número de poetas, entre eles: Mario Belmonte, Henriqueta Lisbôa (1901-1985), José Oiticica, Hermes Fontes (1888-1930), Raul de Oliveira Rodrigues, Nestor Victor, Medeiros de Albuquerque (1867-1934),  Mario Pederneiras, Bastos Tigre (1882-1957) e Silva Ramos.


Senhorita X!… traz também o trabalho de inúmeros  poetas: de Orígenes Lessa, “História de todos os dias”, de Nicanor Rey Diaz, “Os Cabelos brancos”. E mais, José Maria Senna com “Precocidade”, Luiz Lamego com “Renuncia”, e Victor de Gouvêa com “A Filha do palhaço”. Francisco Damante escreve artigos sobre lendas.


O exemplar de número 2, tem uma seção denominada “Página histórica” onde são publicados dois poemas de D. Pedro II (1825-1891): um intitulado “O Adeus”, que ele teria escrito em um vapor, quando rumava para a Europa depois de destronado, e outro intitulado “Terra do Brasil”. Este último escrito na França, já exilado.


Senhorita X!… Ano 1. Número 1

Parceiros