BNDigital

Periódicos & Literatura

< Voltar para Dossiês

Lima Barreto

por Maria do Sameiro Fangueiro

banner_personagens_036_lima_barreto


Afonso Henriques de Lima Barreto nasceu no Rio de Janeiro, em 13 de maio de 1881, e morreu no Rio de Janeiro, em 1 de novembro 1922. Era filho de João Henriques de Lima Barreto e de Amália Augusta Barreto. Seus primeiros estudos foram no Liceu Popular Niteroiense, em 1888. Frequentou, também, o Colégio Paula Freitas. A vida pessoal de Lima Barreto foi conturbada, em especial pelo alcoolismo e pela posição política crítica e divergente aos modelos de desenvolvimento vigentes. Especialmente violentos foram os dois episódios de internação que sofreu no Hospício Nacional, em 1914 e em 1919.


Colaborou em vários periódicos e escreveu  vários romances. No Correio da Manhã  trabalhou como repórter. No Jornal do Commercio publicou o romance Triste fim de Policarpo Quaresma, em folhetins. Na Gazeta da Tarde escreveu relatos folhetinescos, entre eles a sátira Numa e a Ninfa. No Correio da Noite escreveu crônicas. Colaborou na revista Careta, para a qual escrevia artigos sobre assuntos variados. Na revista Fon-Fon, exercia a função de secretário da redação, deixando gravadas em suas páginas três crônicas escritas sob os pseudônimos de Philéas Fogg e S. Holmes. Como Philéas Fogg escreveu “Falsificações” e “Um novo Sport”, em abril e julho de 1907, respectivamente. Como S. Holmes escreveu “Fio de linha”, em maio de 1907.


A primeira versão deromance Clara dos Anjos foi lançada em 1904. Recordações do escrivão Isaías Caminha  apareceu em 1905, e Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, escrito em 1905, só foi publicado em 1919. Em 25 de outubro de 1907, fundou com alguns colaboradores, a revista Floreal, atuando como  diretor, editor e mentor intelectual. Candidatou-se, em 1919, à Academia Brasileira de Letras, na vaga de Emílio de Menezes, sem obter sucesso. Em 1920, entretanto, obteve menção honrosa com o romance Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá, em concurso promovido pela mesma Academia. . Antes, em 1915, publicou,Triste fim de Polycarpo Quaresma. Asegunda versão de Clara dos Anjos apareceu em 1948.  Outros dois contos seus se tornaram muito conhecidos: “O homem que sabia javanês” e “A nova Califórnia”.



Falsificações


[...] Nos arredores do Rio, há um cortume de pelles de cãesas quaes, depôis de preparadas, são mandadas para as grandes fábricas de luvas da Europa.


Pouca gente talvez saiba que uma boa parte do segmento de renda da prefeitura, nas gestão Passos, proveio da venda de cães apanhados pela carrocinha nas ruas. Não sabiam? Pois foi.


A tal respeito, conta-se que Mme. Z, num baile do Casino, ao ter notícia disso, desmaiou...


Pobre senhora! Imaginou que as suas luvas podiam ter sido feitas com a pele de seu tótó, que desapparecera.


Que coração! [...]


Trecho escrito por Lima Barreto sob o pseudônimo de Philéas Fogg.


Em: Fon-Fon, anno I, n. 2, abr. 1907.

Parceiros